sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Ad-Aware




Ad-Aware é um programa anti-spyware da Lavasoft que detecta e remove software do computador pessoal quando o identifica como sendo spyware ou adware. Detecta, da mesma forma, dealers, trojans, malware, mineração de dados, publicidade agressiva, etc.

Vantagens e desvatagens
TrackSweep recurso só funciona com quatro navegadores mais populares em Windows e "abandono" do Safari, da Apple

No entanto, em geral AIS 9.0 Free é um software confiável. Comparado com o software de segurança gratuito do mesmo tipo, o número de funcionalidades AIS Free 9.0 é muito melhor. Inteligente modo de varredura para minimizar o risco de malware livre roaming "assédio" no sistema. As taxas de detecção e da ameaça de AIS Free 9.0 é de 91,9% (329/358 reconhecer malware), mas não figura muito alta, mas também demonstra que o software não é "classe medíocre.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Real Player



RealPlayer é um tocador de média de código fechado desenvolvido pela RealNetworks destinado à execução de vídeos, músicas e programas de rádio via Internet. Ele reproduz uma série de formatos multimédia, incluindo MP3, MPEG-4, QuickTime, Windows Media e várias versões de codecs RealAudio e RealVideo.
O RealPlayer consiste em aplicativos interactivos para Internet que realizam diversas comunicações pela Internet como parte de sua operação normal.
Depois do login no RealPlayer e na Real durante a instalação, o nome de conta e ID de utilizador são enviados em comunicações com os servidores da RealNetworks. Eles são usados para verificar acesso a conteúdo Premium, e conteúdo não Premium, serviços, recursos, actualização automática, central de mensagens e outros serviços personalizados. A RealNetworks poderá associar o nome de conta e o ID de usuário a informações de identificação pessoal para lhe oferecer opções de conteúdo, produtos, serviços e softwares, além de informações relevantes.
É possível apagar as informações de identificação pessoal armazenadas na máquina e impedir que o RealPlayer transmita o nome de usuário e o ID para a RealNetworks, fazendo um logout a qualquer momento. Para fazer logout, basta seleccionar Ajuda e, em seguida, "Sair da Real".

Fazer download aqui: http://brazil.real.com/realplayer/ 

Packet Tracer

Packet Tracer




O Packet Tracer é um programa educacional gratuito desenvolvido pela empresa Cisco com o objetivo de simulação de rede de computadores, através equipamentos e configurações presente em situações reais. O programa apresenta uma interface gráfica simples, com suportes multimídia (gráfica e sonora) que auxiliam na confecção das simulações.


O programa Packet Tracer foi construído para o ensino de redes de computadores com simulações baseadas nos níveis de conhecimento exigido para obter uma certificação CCNA da Cisco. Ele oferece ferramentas capazes de visualização de redes, avaliações de medições complexas além da capacidade de criação de novas redes. É possível trabalhar com múltiplos utilizadores no mesmo projecto através da internet.
Ele pode ser utilizado através do sistema operacional Windows (XP, 2000, Vista Home Basic, e Vista Home Premium) e Linux (Ubuntu e Fedora). As versões actuais do programa já oferecem suporte para os novos protocolos utilizados nas indústrias e pelos governos como o IPv6, RSTP, SSH e outros.


Vantagens
  • No Packet Tracer pode-se visualizar a simulação da rede, tráfego, dispositivos e servidores. Através dele pode-se configurar routers, switches, pontos de acesso wireless, servidores e dispositivos.
  • Permite que o aluno explore os conceitos, que o conduza a experiências e teste o seu critério;
  • Permite a criação e localização de actividades de aprendizagem estruturada como laboratórios, demonstrações, exames e jogos;
  • Dá aos alunos e professores a habilidade de projectar, construir, configurar e resolver problemas de redes usando um equipamento virtual;
  • Oferece flexibilidade para controlar uma grande variedade de tarefas tanto para ensinar como para aprender, incluindo apresentações de aula, trabalhos em grupo ou individuais.

Fazer Download aqui: http://www.ccna4u.org/2010/05/packet-tracer-version-53-software.html

Blender

Blender



O Blender é uma ferramenta que permite a criação de vastos conteúdos de 3D. Oferece funcionalidades completas para modelagem, renderização, animação, pós-produção, criação e visualização de conteúdo 3D interactivo, com os benefícios singulares de portabilidade numa aplicação com cerca de 5MB!
Dirigido a profissionais e artistas desta área, o Blender pode ser utilizado para criar visualizações de espaços tridimensionais, imagens estáticas, bem como vídeos de alta qualidade, incorpora ainda um motor 3D em tempo real, que permite também a criação de conteúdo 3D interactivo, para reprodução stand-alone.
Originalmente desenvolvido pela empresa ‘Not a Number’ (NaN), o Blender é agora desenvolvido como ‘Software Livre’, e o seu código fonte está disponível sobre a licença GNU GPL.

Vantagens.
O trabalho final é visualizado no espaço de trabalho (3D View) sem necessidade de renderizar;
Existe uma função presente no 3D MAX, que é escolha do horário com incidência do sol;
Anexação de texturas é mais fácil e de acoplar (Adapta-se a superficie);

Desvantagens.
Não possui tratamento de SSS;
Não possui um GE complexo (tem uma interação que ainda não testei);
Não tem tantos recursos;
Não cria cenas supra-realistas.

Fazer download aqui: http://www.blender.org/download/get-blender/

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Avast

Avast



Avast! É um software antivírus desenvolvido pela AVAST Software, sediada na cidade de Praga, na República Tcheca. Sua primeira versão foi lançada em 1998. O Avast! Conta com mais de 100 milhões de utilizadores registados espalhados pelo mundo. Para usar a versão gratuita do Avast! É necessário fazer um cadastro no site do Avast! e pegar um "serial number" para activar o produto (esse "serial number" é válido por um ano). O Antivírus contém um enorme banco de dados com mais de 2,8 milhões de vírus e malwares conhecidos. É um dos antivírus mais conhecidos do mundo, tendo recebido vários prémios, apesar de apresentar falso-positivos (identificação incorrecta de vírus) em algumas situações. O Avast! Está disponível em 39 idiomas, incluindo o português lusitano e o brasileiro. Em sua nova versão, o software avast! Ganhou uma interface mais estilosa, prática e com opções mais acessíveis, tendo sua Base de Dados alargada e a maioria de Falsos Positivos corrigidos. É hoje considerado a melhor opção de antivírus gratuito, segundo técnicos conceituados em informática.

Actualizações


A maioria dos produtos da família Avast! Possuem uma característica em comum, a de se actualizar automaticamente sem a intervenção do usuário, basta estar conectado a internet para o produto baixar e instalar as definições de vírus automaticamente. A verificação ocorre no momento da conexão da internet ou a cada quatro horas. Os arquivos de actualização também estão disponíveis no site do programa.

Vantagens

  • TOTALMENTE GRATUITO: não se paga absolutamente NADA para usá-lo!
  • EM PORTUGUÊS: fácil de operá-lo e ler as mensagens de alerta!
  • FORMAS DE PROTECÇÃO: residente em memória com inúmeras opções avançadas, personalização através de Skin´s (peles), proteções específicas para os programas mais comuns, programas P2P, Mensageiros, protecção a todos programas de e-mail´s conhecidos e bloqueador de Script´s.
  •  VARREDURA NA INICIALIZAÇÃO: opção para inicializar o micro com varredura, em busca de arquivos infectados.
  •  MINI-FIREWALL EMBUTIDO: possui um mini-firewall embutido no sistema.
  • PERSONALIZAÇÃO: skins, personalização de protecção, aparência.
  • ACTUALIZAÇÕES: actualiza-se AUTOMATICAMENTE assim que uma conexão à Internet é iniciada, e a seguir actualiza-se a aproximadamente 3 horas, sem a necessidade da intervenção por parte do usuário. As actualizações são feitas através de minúsculos arquivos de apenas 30 kb.
  • SUPORTE TÉCNICO: apesar do software ser gratuito, o usuário tem direito a receber suporte, através do envio do arquivo suspeito existente na área de quarentena do Avast para o fabricante do Avast! Para posterior análise.
  • PERFORMANCE: protegendo o sistema com todos os tipos de protecção residentes oferecidas pelo Avast! o software ocupa apenas 11 Kb em memória, tornando leve e ágil o processo de detecção e monitorização dos ficheiros suspeitos.
  • EMPRESA DESENVOLVIMENTO: Alwil, fundada em 1988.
  • FUNÇÕES AVANÇADAS:
  1. 3 Níveis de escaneamento, com opção de escaneamento de conteúdo de arquivos comprimidos.
  2. Bloqueador: pode bloquear modificações, exclusões de arquivos de determinadas extensões. 
  3. Pode bloquear formatação de Discos Rígidos, inclusiveVRDB: uma espécie de restauração de Sistema que se o arquivo for "corrompido" pelo vírus, a versão ORIGINAL pode ser restaurada, rodando tudo isso em "back-ground" sem lhe incomodar: você poder configurar para que o VRDB seja feito durante o descanso de tela.


Fazer download aqui: http://www.avast.com/pt-br/free-antivirus-download

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

SpyBox


Spybot-Search & Destroy é um programa que elimina malwares, spywares e adwares. Funciona com o Microsoft Windows 95 em diante; como a maioria dos buscadores de malware, o Spybot-S&D explora o HD ou a memória RAM do computador em busca de softwares maliciosos.
Foi escrito pelo engenheiro de software alemão Patrick Michael Kolla, e é distribuído sobre a licença freeware por sua companhia, Safer Networking Limited. O desenvolvimento do software começou no ano de 2000 quando Kolla, ainda estudante, escreveu um pequeno programa para dar conta de Aureate/Radiate e Conducent TimeSink, dois dos primeiros exemplos de adware. Sua última versão é a 1.6.2 Final.
O Spybot ainda conta com diversas camadas de proteção além do scanner. As proteções são:
Proteção em Tempo Real (TeaTimer) que funciona monitorando por completo o Registro do Windows e protegendo contra processos maliciosos.
Proteção dos navegadores Opera, Firefox e Internet Explorer, bloqueando sites maliciosos, cookies de rastreamento e controles ActiveX nocivos(IE).

Clones

Devido ao seu sucesso, algumas firmas clonaram o "Spybot-Search & Destroy", com o motivo de enganar o usuário, mostrando uma lista de ameaças detectadas no seu sistema, que na realidade não existem e fazendo o utilizador comprar o programa. Alguns desses programas são "1 Click Spy Clean", "TheSpyBot", "Spybot Protection" e "AntiSpywareBot". Estes programas são chamados de "Rogue Software", ou seja "Software Falso".

Instalação

A instalação é muito simples, siga os passos abaixo para instalar o SpyBot sem maiores problemas.

1º) Depois de baixar o SpyBot, abra a instalação e escolha o idioma “Portuguese (Standard)” que é português de Portugal. Não se preocupe com isso, é apenas para a instalação.
2º) Clique em “Seguinte” e aceite o contrato. Pressione “Seguinte” novamente.
3º) Pressione “Seguinte” para confirmar a pasta onde será instalado.
4º) Nesta tela, marque todas as opções antes de continuar. Vai ficar parecido com isso:
5º) Pressione “Seguinte” para confirmar a entrada de menu. Continue pressionando até que a instalação seja finalizada.

Pronto! Seu SpyBot está instalado. Agora vamos configurá-lo.

Fazer download aqui: http://www.safer-networking.org/pt/download/index.html

VirtualBox




VirtualBox é um software de virtualização desenvolvido pela Sun Microsystems que posteriormente foi comprada pela Oracle que, como o VMware Workstation, visa criar ambientes para instalação de sistemas distintos. Ele permite a instalação e utilização de um sistema operativo dentro de outro, assim como seus respectivos softwares, como dois ou mais computadores independentes, mas compartilhando fisicamente o mesmo hardware.

Características

O VirtualBox tem um desenho extremamente modular com interfaces de programação interna bem definidas e um desenho cliente/servidor. Isso torna mais fácil o controlo de várias interfaces de uma só vez. Por exemplo: pode iniciar-se uma máquina virtual em uma máquina típica virtual de interface gráfica e, em seguida, controlar essa máquina a partir da uma linha de comando, ou possivelmente remotamente. O VirtualBox também contem um kit completo desenvolvimento de software: embora seja de código aberto, não tem que cortar a fonte de escrever uma nova interface para VirtualBox.
As definições de configuração de máquinas virtuais são armazenadas em XML e são totalmente independentes das máquinas locais. Por isso, as definições podem ser facilmente transferidas para outros computadores.
O VirtualBox tem um software especial que pode ser instalado dentro das máquinas virtuais Windows e Linux para melhorar o desempenho e fazer a integração mais perfeita. Entre os recursos fornecidos por essas adições clientes são integração do ponteiro do rato e as soluções arbitrárias de tela
Tal como muitos outras soluções de virtualização, para facilitar a troca de dados entre os hospedeiros e convidados, o VirtualBox permite a declaração dos directórios de certos hospedeiros como "pastas compartilhadas", que pode ter acesso dentro de máquinas virtuais.

Recursos restritos

O VirtualBox possui uma série de recursos disponíveis somente na versão completa.
Por exemplo, ele implementa um controlador virtual USB e permite-lhe arbitrariamente ligar dispositivos USB em suas máquinas virtuais sem ter que instalar um drivers de dispositivo específico ao host.
Diferente de qualquer outro software de virtualização, o VirtualBox apóia inteiramente o padrão Remote Desktop Protocol (RDP). Uma máquina virtual pode atuar como um servidor RDP, o que lhe permite "executar" a máquina virtual remotamente em alguns serviços que exibem os dados RDP.
Já com o recurso de USB durante RDP, uma máquina virtual que atua como um servidor RDP pode acessar dispositivos USB que estão conectados à RDP cliente. Dessa forma, uma poderosa máquina servidor pode virtualizar um lote de serviços que necessitam dados RDP e dispositivos USB conectados.

Fazer download aqui: https://www.virtualbox.org/wiki/Downloads

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Gimp

GIMP (GNU Image Manipulation Program) é um programa de código aberto voltado principalmente para criação e edição de imagens raster, e em menor escala também para desenho vetorial.
O GIMP possui os recursos para ser utilizado na criação ou manipulação de imagens e fotografias. Seus usos incluem criar gráficos, logotipos, redimensionar fotos, alterar cores, combinar imagens utilizando camadas, remover partes indesejadas e converter arquivos entre diferentes formatos de imagem digital.
Assim como o uso interativo, o GIMP pode ser manipulado através de scripts. Existe suporte a Scheme (ScriptFu), Perl, Python, Tcl, Ruby, e programas capazes de executar comandos UNIX. Isso permite, por exemplo, produzir imagens para uma página web utilizando scripts CGI, ou realizar edições (como correção de cor ou redimensionamento) de imagens em lote.

Uns dos 10 motivos porque o Gimp é melhor que o Photoshop
  1. O Gimp é gratuito.
  2. A instalação do Gimp é bem mais fácil que a do Photoshop, sem falar na instalação que é mais rápida e ocupa pouco espaço no disco.
  3. O Gimp pode ser utilizado em hardwares mais antigos.
  4. O Gimp possui um layout que pode ser personalizado segundo as suas necessidades. O Photoshop está cheio de recursos que vão além da fotografia digital e pode confundir .
  5. Arquitetura e fonte abertas, possibilita que qualquer um possa produzir plug-ins para o programa, sem a necessidade de aprovação da equipA da Adobe
  6. O processamento automatizado de imagens em lote no Gimp é muito superior se comparado ao Photoshop, dando mais flexibilidade ao trabalho do fotógrafo
  7. O Gimp pode editar sem problemas ficheiros no formato nativo do Photoshop (.PSD).
  8. Atualizações gratuitas.
  9. Pode replicar os atalhos e a aparência do Photoshop no Gimp;
  10. O Gimp possui uma versão portátil igualmente gratuita.

Fazer download aqui: http://www.gimp.org/downloads/

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

OpenOffice



OpenOffice.org é uma aplicação para escritório livres multiplataforma, distribuída para Microsoft Windows, Unix, Solaris, Linux e Mac OS X, mantida pela Oracle. O OpenOffice usa o formato ODF (OpenDocument) — formato homologado como ISO/IEC 26300 e NBRISO/IEC 26300 — e também compatível com os formatos do Microsoft Office e outros formatos . Os outros formatos não são suportados pelas versões mais recentes do Microsoft Office ainda podem ser abertos pelo OpenOffice.org evitando assim a perda destes.[1][2]
O OpenOffice é baseado em uma antiga versão do StarOffice, o StarOffice 5.1, adquirido pela Sun Microsystems em Agosto de 1999. O código fonte foi dando início a um projeto de desenvolvimento de um software de código aberto em 13 de outubro de 2000, o OpenOffice. . O principal objetivo era fornecer uma alternativa de baixo custo, de alta qualidade e de código aberto.

Vantagens:

Umas das vantagens do OpenOffice é ser gratuito. Um aspecto importante do OpenOffice.org é a existência do BASE, um programa de bases de dados semelhante ao Access mas que permite a ligação a variadas bases de dados como MySQL, Oracle, livros de endereços LDAP, etc... Além do formato interno, o Access só permite o acesso a bases de dados Microsoft SQL Server enquanto o BASE permite aceder a quase qualquer base de dados excepto o SQL Server.
Uma das principais vantagens do OpenOffice.org sobre a Microsoft Office encontra-se na compatibilidade. De facto, o OpenOffice pode ser utilizado em vários sistemas operativos desde Windows e Linux até Mac OS X passando por Solaris, assim como, a leitura e escrita na maior parte dos formatos de ficheiros (incluindo os formatos do Microsoft Office e dos pocket devices). Não menos importante é a capacidade que o OpenOffice.org tem de gravar ficheiros em formato Adobe Portable Document Format (PDF) sem haver necessidade de instalar qualquer software adicional. O OpenOffice.org é multi-língua, suporta mais de 23 línguas. Tudo isto combinado, permite misturar plataformas sem haver necessidade de se preocupar com os problemas de compatibilidade.

Cuidados a ter antes da instalação:

Antes de ser feita uma instalação em massa, o OpenOffice.org deve ser testado pelos utilizadores chave de forma a identificar os potenciais problemas de uma implementação em massa para poder superá-los da melhor forma.
A principal dificuldade na implementação do OpenOffice.org está na grande resistência à mudança por parte dos utilizadores. A mudança deve, por isso, ser planeada da melhor forma possível para os utilizadores perceberem que não estão a perder com os novos hábitos.

Fazer download da aplicação aqui.



sexta-feira, 28 de outubro de 2011

WinZip

Neste post vou explicar como instalar a ferramenta de compactação mais utilizada, que neste caso é o WinZip.
A publicação deste post veio de uma proposta de trabalho que o professor nos deu para a valiação deste modulo, que era explicar como funcionava o WinZip e atraves de varios ficheiros compacta-los. O winZip serve para compactar programas que ocupem muita memoria em bytes no disco rigido e reduzir a capacidade, de maneira a que consigamos ter tudo que queremos no nosso computador e utilizar menos memoria do disco rigido.

Como instalar o winZip:

1- Instalar e executar o ficheiro winzip110.exe. Na pagina inicial, clique no botão Setup.
2- A seguir a pagina permitirá que escolha a pasta aonde o Winzip será instalado. Para alterar o sitio clique em Browse. A seguir clique em Ok.
3- Esperar que termine a instalação.
4- O assistente de configuração será aberto, clique em Next para continuar
5- Leia os termos de licença clicando no botão View License Agreement e, se concordar clique no botão Yes.
6- Na pagina seguinte permitirá que imprima ou visualize o manual rápido do Winzip. Para imprimir carregue no botão Print Quick Start. Para visualizar clique em View Quick Start. Depois clique em Next para continuar.
7- O Winzip pode trabalhar em dois modos: Classic e Wizard. O Classic é o modo padrão, enquanto o Wizard é o modo para principiantes (que possui um sistema baseado em passo-a-passo para executar as ações).
8- Na pagina seguinte, poderá optar por dois modos de configuração. O Express, que irá aplicar as configurações padrões, e o Custom, que permite configurações avançadas do programa.
9- Poderá escolher os ficheiros que quiser desde que estejam associados com o Winzip. Para isto, clique no botão Associations. Quanto terminar, clique em Next.
10- Na última pagina do assistente de configuração, você poderá excluir os ficheiros temporários, para isso marque a opção Delete the installation file, e por fim clique em Finish.

E por fim já tem o winZip instalado e pronto a ser utilizado ;)
Olá :)
 
Este blog foi criado no ambito da disciplina de I.M.E.I. pela Ana Lomba, o objectivo deste blog é fazer varios posts atraves da materia que vamos dando.

O blog pode falar de jogos que achei interessantes , vantagens e desvantagens, posso mencionar varios virus e softwares.

Visitem o blog e espero que gostem. OBRIGADA ;)