OpenOffice.org é uma aplicação para escritório livres multiplataforma, distribuída para Microsoft Windows, Unix, Solaris, Linux e Mac OS X, mantida pela Oracle. O OpenOffice usa o formato ODF (OpenDocument) — formato homologado como ISO/IEC 26300 e NBRISO/IEC 26300 — e também compatível com os formatos do Microsoft Office e outros formatos . Os outros formatos não são suportados pelas versões mais recentes do Microsoft Office ainda podem ser abertos pelo OpenOffice.org evitando assim a perda destes.[1][2]
O OpenOffice é baseado em uma antiga versão do StarOffice, o StarOffice 5.1, adquirido pela Sun Microsystems em Agosto de 1999. O código fonte foi dando início a um projeto de desenvolvimento de um software de código aberto em 13 de outubro de 2000, o OpenOffice. . O principal objetivo era fornecer uma alternativa de baixo custo, de alta qualidade e de código aberto.
Vantagens:
Umas das vantagens do OpenOffice é ser gratuito. Um aspecto importante do OpenOffice.org é a existência do BASE, um programa de bases de dados semelhante ao Access mas que permite a ligação a variadas bases de dados como MySQL, Oracle, livros de endereços LDAP, etc... Além do formato interno, o Access só permite o acesso a bases de dados Microsoft SQL Server enquanto o BASE permite aceder a quase qualquer base de dados excepto o SQL Server.
Uma das principais vantagens do OpenOffice.org sobre a Microsoft Office encontra-se na compatibilidade. De facto, o OpenOffice pode ser utilizado em vários sistemas operativos desde Windows e Linux até Mac OS X passando por Solaris, assim como, a leitura e escrita na maior parte dos formatos de ficheiros (incluindo os formatos do Microsoft Office e dos pocket devices). Não menos importante é a capacidade que o OpenOffice.org tem de gravar ficheiros em formato Adobe Portable Document Format (PDF) sem haver necessidade de instalar qualquer software adicional. O OpenOffice.org é multi-língua, suporta mais de 23 línguas. Tudo isto combinado, permite misturar plataformas sem haver necessidade de se preocupar com os problemas de compatibilidade.
Cuidados a ter antes da instalação:
Antes de ser feita uma instalação em massa, o OpenOffice.org deve ser testado pelos utilizadores chave de forma a identificar os potenciais problemas de uma implementação em massa para poder superá-los da melhor forma.
A principal dificuldade na implementação do OpenOffice.org está na grande resistência à mudança por parte dos utilizadores. A mudança deve, por isso, ser planeada da melhor forma possível para os utilizadores perceberem que não estão a perder com os novos hábitos.
Fazer download da aplicação aqui.

Sem comentários:
Enviar um comentário