segunda-feira, 14 de novembro de 2011

VirtualBox




VirtualBox é um software de virtualização desenvolvido pela Sun Microsystems que posteriormente foi comprada pela Oracle que, como o VMware Workstation, visa criar ambientes para instalação de sistemas distintos. Ele permite a instalação e utilização de um sistema operativo dentro de outro, assim como seus respectivos softwares, como dois ou mais computadores independentes, mas compartilhando fisicamente o mesmo hardware.

Características

O VirtualBox tem um desenho extremamente modular com interfaces de programação interna bem definidas e um desenho cliente/servidor. Isso torna mais fácil o controlo de várias interfaces de uma só vez. Por exemplo: pode iniciar-se uma máquina virtual em uma máquina típica virtual de interface gráfica e, em seguida, controlar essa máquina a partir da uma linha de comando, ou possivelmente remotamente. O VirtualBox também contem um kit completo desenvolvimento de software: embora seja de código aberto, não tem que cortar a fonte de escrever uma nova interface para VirtualBox.
As definições de configuração de máquinas virtuais são armazenadas em XML e são totalmente independentes das máquinas locais. Por isso, as definições podem ser facilmente transferidas para outros computadores.
O VirtualBox tem um software especial que pode ser instalado dentro das máquinas virtuais Windows e Linux para melhorar o desempenho e fazer a integração mais perfeita. Entre os recursos fornecidos por essas adições clientes são integração do ponteiro do rato e as soluções arbitrárias de tela
Tal como muitos outras soluções de virtualização, para facilitar a troca de dados entre os hospedeiros e convidados, o VirtualBox permite a declaração dos directórios de certos hospedeiros como "pastas compartilhadas", que pode ter acesso dentro de máquinas virtuais.

Recursos restritos

O VirtualBox possui uma série de recursos disponíveis somente na versão completa.
Por exemplo, ele implementa um controlador virtual USB e permite-lhe arbitrariamente ligar dispositivos USB em suas máquinas virtuais sem ter que instalar um drivers de dispositivo específico ao host.
Diferente de qualquer outro software de virtualização, o VirtualBox apóia inteiramente o padrão Remote Desktop Protocol (RDP). Uma máquina virtual pode atuar como um servidor RDP, o que lhe permite "executar" a máquina virtual remotamente em alguns serviços que exibem os dados RDP.
Já com o recurso de USB durante RDP, uma máquina virtual que atua como um servidor RDP pode acessar dispositivos USB que estão conectados à RDP cliente. Dessa forma, uma poderosa máquina servidor pode virtualizar um lote de serviços que necessitam dados RDP e dispositivos USB conectados.

Fazer download aqui: https://www.virtualbox.org/wiki/Downloads

Sem comentários:

Enviar um comentário